ssh-agent vs ssh_config
organizando seus acessos

Muitas vezes utilizamos chaves privadas para acessar servidores remotos via ssh, principalmente agora com a utilização de autenticações somente por chave como por exemplo a Engine Yard, que roda em cima do PaaS da amazon (AWS).

A maioria das pessoas costuma utilizar o ssh-agent como gerenciador dessas chaves, quase todos os tutoriais passo-a-passo a respeito de acesso remoto via ssh sem a utilização de senhas mencionam ele.

O problema é que nem todas as distribuições oferecem ele como pacote padrão, além disso, o ssh-agent adiciona apenas uma vez a chave a sessão, ele não vai requerer novamente a senha caso exista, isto pode ser visto como um problema de segurança.

Uma alternativa ao ssh-agent que pouca gente conhece é a associação do host destino a uma chave através do ssh_config, cada usuário tem a opção de criar um ssh_config próprio, para determinar o comportamento do cliente ssh.

Por padrão, o cliente ssh irá buscar a chave no caminho ~/.ssh/id_rsa e ~/.ssh_dsa para hosts que utilizem a versão 2 do protocolo ssh ou ~/.ssh/identity para hosts que utilizem o protocolo 1, para alterar este comportamento definindo um arquivo para cada host, edite ou crie o arquivo ~/.ssh/config adicionando as linhas:

Host ssh.deadc.org
  IdentityFile ~/.ssh/id_rsa-deadc.org

sendo que o arquivo id_rsa-deadc.org é a nossa chave que utilizaremos para acesso o servidor remoto, além de definir uma chave para cada host, é possivel definir também para um grupo de host:

Host *.deadc.org
  IdentityFile ~/.ssh/id_rsa-deadc.org

ou mesmo para todos os hosts:

Host *
  IdentityFile ~/.ssh/id_rsa-deadc.org

Você poderá especificar mais de uma chave para cada host, cada chave será enviada para o servidor em sequencia, além disso, caso o ssh-agent esteja rodando e contenha alguma outra chave, ela também será enviada ao host na tentativa de se autenticar com o servidor. leia o man ssh_config para mais opções e informações a respeito.

*****
Written by deadcow (Thiago Freitas) on 20 October 2012